Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CSQ em mãos!

Olá Pessoal,

Sexta-feira foi o dia D, o dia que consegui meu CSQ.
Vou tentar descrever aqui um pouco do que lembro... ehehhe

Depois de 2 noites super mal dormidas, acordei cedo na sexta e para começar bem o dia eu ralei o carro na garagem.
Depois do susto decidi ir para SP de ônibus para não ficar com mais raiva.
Para ajudar havia um acidente na Dutra e a viagem durou quase o dobro do tempo até SP.
Cheguei lá era 10:30 e tinha aula com a Catherine da École Quebec as 11:00. Para minha sorte o metro estava funcionando direitinho e deu tempo de chegar lá na École.
A Catherine corrigiu meu CV e logo já me disse e o M. Leblanc ia alterar tudo. Depois fizemos outra simulação para a entrevista e ela me disse para ficar tranquila que eu ia ser aprovada. Mas como estava mega nervosa (a toa é claro!) eu não estava acreditando muito.
Sai da École, passei no shopping almocei tranquila e depois peguei o metro ate a Conceição, assim que cheguei lá o ônibus Estação Berrini estava saindo e consegui pega-lo, 40 minutos depois estava chegando à Berrini. Vou fazer um parêntese aqui, não acreditem quando o Google diz 19 minutos porque não é mesmo!
Desci no ponto do lado do BIQ, eram 13:00 e eu decidi ir ao shopping para passar o tempo já que tinha que esperar e muito. Então lá fui eu com aquele chumbo de maletinha com as 3 pastas de documentos e do dossiê.
Enrolei um pouco e as 14:30 fui e fiquei no "Garfus", tomei uma água e fiquei lendo um pouco as questões que já havia respondido. Esta hora estava tão nervosa, um monte de coisas vinham na cabeça. Então desliguei os celulares e as 15:00 decidi cruzar a rua e ir para o escritório.
Como todo mundo diz, a mocinha da recepção disse q só com 15 minutos de antecedência poderia me deixar subir. Fiquei ali batendo papo com ela e o tempo voou. Quando ela disse que eu já estava liberada eu não acreditei.
Então peguei o famoso elevador e lá dentro comecei a pensar, preciso me acalmar.
Cheguei ao escritório e a recepcionista me mandou esperar na famosa salinha, ao contrario da maioria do pessoal não tinha nada passando na TV.
Não sei quanto tempo passei lá, mas acredito que foi mais que 15 minutos.
De repente a porta se abriu e saiu um casal de lá de dentro. Neste momento o M Leblanc fez um sinal com a mão para que eu entrasse. O casal parecia bem nervoso. A esposa nem falou comigo e o marido me desejou boa sorte.
Então entrei e ele super educado se apresentou. Também me apresentei e sentei.
Tirei as pastas da maletinha e ele começou a me perguntar de onde eu vinha e pedir os documentos. Neste momento eu fiquei tranquila e fui falando com ele como se fosse um amigo. Ele realmente consegue nos deixar bem tranquilos. Dali em diante eu me surpreendi, respondi tudo o que ele me pedia e quando foi pedir o certificado do inglês viu que morei em Calgary por alguns meses e já chaveou para o inglês eu entendi a pergunta de primeira e já começamos a conversar. Ao contrario dos simulados com a Catherine eu não misturei inglês com Frances e falamos uns 10 minutos em inglês e ele voltou para o Frances. Ele sempre falava depois das minhas respostas "parfait".
Do meu imenso dossiê eu só mostrei meus planos A, B e C e as vagas. Apesar de não ter visto inteiro o dossiê ele pelo menos elogiou e disse que isso mostrava que eu realmente tinha interesse pelo Quebec porque eu havia pesquisado, nisso aproveitei e mostrei os 2 livros que comprei sobre o Canadá e Quebec.
Então ele me pediu o meu CV, mostrou como terei que ser um CV e que o mesmo teria que ser escrito para ler em 4 minutos.
Então nisso ele diz, seria bom você já começar a traduzir seu diploma e notas. Nesta hora fiquei mais calma ainda.
Então ele pega o famoso "Apprendre le Quebec" e a impressora começa a funcionar.
Então ele me mostra o CSQ para verificar o meu nome (Eu não assinei nada, precisava?? Esta foi a minha única dúvida).
A minha curiosidade com relação a minha nota me matava, dai fui e perguntei: "Eu poderia lhe perguntar a minha nota?"
Ele me disse que no inglês eu era fluente e que tinha me dado 10 pontos no Frances (isso porque eu tinha feito as contas que ganharia uns 5 no máximo) disse que consegui me expressar muito bem e fazer entender, disse que era francófona. E no final disse que tinha me dado 62 pontos.
Ainda me deu um papel e disse para começar desde já a procurar empregos lá.
Sai da sala dele e a recepcionista me deu os parabéns (agora em português) e eu pedi informações de como chegar mais rápido na rodoviária.
Sai do prédio, mandei mensagens e liguei para algumas pessoas. Não chorei e acho q ainda não acreditava.


Mas no final valeu muito a pena tantos esforços, aulas em Minas nos fins de semana, aulas em SJC e muito estudo.

E para concluir o post acho que a entrevista toda durou menos de 30 minutos porque era 4:10 e eu já estava no ponto de ônibus falando no tel...

4 comentários:

Adu disse...

Parabens querida por mais esta etapa, agora é a parte federal..
http://confissoesprofundas.blogspot.com/

Blogueiro disse...

parabéns!!!

=D

Wilka disse...

Querida,
Esse curso école é online ?

Katy disse...

Ola Wika,
Não é não.
Dê uma olhada no site deles http://www.ecolequebec.com.br/