FÊTE INTERNATIONALE DE LA FRANCOPHONIE 2011
O Escritório do Québec em São Paulo e os Consulados da Bélgica, Canadá, França e Suíça se uniram esse ano para celebrar a língua francesa através de uma série de eventos no âmbito das comemorações da Festa Internacional da Francofonia 2011, que acontecerá entre os dias 15 e 31 de março.
O Québec marcará sua presença através da música e do cinema!
______________________________________________________________
MUSICA
O Escritório do Québec em São Paulo, em parceria com o SESC-SP, traz pela primeira vez ao Brasil o cantor Yann Perreau, um dos ícones da nova geração de artistas do Québec.
Conheça seu trabalho no site: www.yannperreau.com
17 de março / 21h / SESC Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – São Paulo – tel.: (11) 5080-3000
19 de março / 20h / SESC Araraquara
Rua Castro Alves, 1315 – Araraquara – tel.: (16) 3301-7500)
20 de março / 19h / SESC Campinas
Rua Dom José I, 270/333 – Campinas – tel.: (19) 3737-1500
Mais informações: www.sescsp.org.br
______________________________________________________________
CINEMA
Ciclo de Cinema Francófono Contemporâneo17 a 31 de março / Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo – tel.: (11) 3397-4002
Consulte os horários das sessões no site www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_cinema.asp
O Escritório de Québec em São Paulo apresenta três recentes produções do cinema quebequense:
Curling / Curling, Denis Côté, Québec, Canadá, 2010
Jean François é pai solteiro e mora numa vila no interior de Québec. À noite, trabalha em um boliche deserto e, de dia, em um hotel decadente. Temeroso que sua filha de 12 anos, Julyvonne, seja machucada pela sociedade como ele foi, faz o que pode para isolá-la em casa. Mas alguns acontecimentos inesperados colocam em risco o frágil equilíbrio da relação: um menino desaparece de casa e Julyvonne descobre cadáveres na mata próxima. No entanto, o encontro com um tigre pode ajudá-los a se libertar de suas próprias prisões. Leopardo de Melhor Direção no Festival de Locarno.
A última fuga / La dernière fugue, Léa Pool, Québec, Canadá/Luxemburgo, 2010
Como todo ano, a família Lévesque se reúne para sua tradicional celebração natalina. Mas desta vez o clima é outro: o patriarca está sofrendo de mal de Parkinson e suas recomendações médicas estritas tiram um pouco do brilho da festa. Nos meses que se seguem, a família fica dividida entre seguir as recomendações rígidas do neurologista ou preservar os pequenos prazeres do pai em seus últimos anos de vida. Mas o amor de sua devotada esposa, a cumplicidade do filho mais velho e do netinho Sam lhe trazem uma felicidade inédita. Adaptado de Une Belle mort, de Gil Courtemanche.
Amores Imaginários / Les amours imaginaires, Xavier Dolan, Québec, Canadá, 2010
Francis e Maria são amigos inseparáveis. No entanto, suas vidas mudam quando conhecem Nicolas, charmoso rapaz do interior que acaba de se mudar para Montreal. Um encontro se sucede ao outro – seriam eles imaginários? – e os três logo se tornam um grupo inseparável. Mas Francis e Marie, ambos apaixonados por Nicolas, desenvolvem fantasias obsessivas em torno de seu objeto de desejo comum. À medida que atravessam as típicas fases da paixão, embarcam numa verdadeira disputa pela atenção do rapaz, comprometendo sua antiga amizade. Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.
Visite o site www.aliancafrancesa.com.br/francophonie2011 e conheça toda a programação da celebração da Francofonia em São Paulo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário