Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dicas, sugestões e dúvidas sobre o processo de imigracao

Olá Pessoal,
tentei reunir neste post algumas perguntas, duvidas e dicas sobre o processo de imigração. Busquei as respostas na comunidade Brasil Quebec.
Não me responsabilizo por qualquer informação que tenha sido divulgada de forma equivocada ou que não represente a realidade dos fatos, seja por parte de um órgão do governo ou por qualquer pessoa, que tenho publicado.


1) Quais são os exames?
Os exames solicitados são:
- Sangue (HIV e VDRL)
- Urina Rotina
- Raio X Torax (P.A.)
- Hepatite B (caso tenha tatuagens)

------------------------------------------------------------
2) Livros interessantes.
S'installer et Travailler au Quebec. Este livro você também encontra para vender em livrarias no Québec. Trata-se de um livro escrito para franceses que querem imigrar para o Québec, mas as informações e as etapas a serem feitas no Québec são iguais para qualquer imigrante. Ele abrange desde informações sobre o Québec, processo de imigração, dados sobre mercados de trabalhos, regiões do Québec, relatos de imigração, dicas para busca de emprego, confecção do CV, ordens profissionais, empresas por setor no Québec, entre outras informações. Como ele é bem abrangente, não chega a detalhar muito cada assunto.
Outro Livro é o "Bye Bye Brasil"

------------------------------------------------------------

3) Ter o visto americano ajuda no processo?
Não posso afirmar com certeza, mas creio que não pois o foco da imigração quebequense é de francófonos, ou seja caso seu visto fosse da França, Bélgica, Suíça (ajudariam somente no item conhecimento de francês, dependendo do visto e das estadias), além do mais vistos não contam pontos segundo a avaliação de Québec.
Ah por falar nisso, caso você tenha passado mais de 6 meses nos EUA, você vai precisar de um atestado de antecedentes criminais americano.

-----------------------------------------------------------------------
4) O Guide du Médicin Désigné pode ser encontrado em PDF no link abaixo:
http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/pub/md-manuel2009.pdf

--------------------------------------------------------------
5) Doenças que não reprovam.
Na palestra que participei essa questão foi levantada e o palestrantes deu alguns exemplos das doenças que não reprovam, segundo ele: Diabetes, hipertensão e asma.
http://www.cic.gc.ca/francais/qualifie/avant-3.html
http://www.cic.gc.ca/francais/pub/md-manuel/annexe-09.html
http://www.cic.gc.ca/francais/visiter/examen-medical.html

--------------------------------------------------------------

6) O que levar para a consulta médica.
É interessante levar a identidade ou o passaporte. Também é importante levar últimos exames de oftalmologia com os óculos ou lentes usados, se for o caso.

--------------------------------------------------------------

7) Quais doenças reprovam.
Doenças infectocontagiosas reprovam SE HOUVER GRANDE RISCO DE CONTAMINAÇÃO DE UM CANADIANO, exemplo tuberculose. HIV, Hepatite, entre outras são avaliados a conduta da pessoa.
Segundo o Dr. João Jorge, algumas doenças infecto-contagiosas podem interferir no tempo para obtenção do visto. Ele inclusive relatou um caso de um paciente que apresentava uma mancha no pulmão e teve que fazer o tratamento para tuberculose durante 6 meses e, só então, a pessoa conseguiu o visto. Ele ainda falou que pessoas soro-positivas podem obter o visto sem problema, desde que a doença não esteja ativa.
Parece que o governo canadense faz uma previsão do estado de saúde dos imigrantes para os próximos 10 anos. Mesmo que a pessoa tenha um problema de saúde, mas que tenha uma boa perspectiva de saúde, eles consideram “pago” o investimento.

--------------------------------------------------------------

8) Endereço do consulado para esclarecer duvidas:
re-saopaulo-im-enquiry@international.gc.ca

Um comentário:

Adu disse...

Nossa, que interessante esse post, fiquei super na duvida em relação ao doenças e exames que teriamos que fazer...