Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Processo na parte federal


Olá pessoal,
Depois de ser aprovada na entrevista e com o CSQ em mãos era hora de dar início na parte federal do processo.
Demorei quase 2 meses para fazer isso, mas já entrei na lista do pessoal do federal no começo deste mês.

Eu achei a parte do processo federal MUITO mais simples que a parte do envio de documentação para o escritório do Quebec.

Basicamente foi preencher os formulários:
   
O primeiro formulário foi bem simples. Eu me baseei nos guias do próprio site para preencher os formulários. O ruim foi lembrar–me de todos os endereços que morei desde os 18 anos.


Além dos formulários anexei ao processo os seguintes documentos, todos cópias simples, sem tradução ou autenticação:
  • Passaporte, as principais folhas e os vistos para os EUA e Canadá
  • Certidão de nascimento


Para completar o processo inclui
  • 6 fotos (35 mm x 45 mm)
  • Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Policia Federal
  • Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Estadual (de todos os estados que morei)
  • Certidão emitida pela Justiça Federal
  • Recibo de depósito da taxa (comprovante original)
  • CSQ (via indicada para o consulado)

As certidões formam tiradas pela internet, a única que precisei ir ao Poupa-tempo foi a de antecedentes criminais de São Paulo porque meu RG era de minas...

Com relação à entrega dos documentos e o deposito, resolvi fazer tudo pessoalmente.
Fui a São Paulo, fiz o deposito no HSBC do Shopping D&D e entreguei os documentos a Maura. Ela verificou meus documentos e informou que o processo estava demorando em média 14 meses e que em 4 meses eu iria receber o meu numero em casa.
Então perguntei se ela não recebê-lo ali na hora e ela disse que por causa da mudança o numero somente sairia em 4 meses.


O endereço correto do consulado é Av. das Nações Unidas, 12901 - 16º andar - São Paulo, SP - Brasil - CEP: 04578-000.

Os valores estão no site do CIC (Citizenship and Immigration Canada), mas é sempre bom dar uma ligada no telefone (11)5509-4343 para confirmar os valores devido a alterações cambiais.

A conta corrente do consulado no HSBC é 00116-05 e a agencia 1888 - Banco HSBC.

6 comentários:

Jhon disse...

Lembro o quão confuso eu estava nessa época para preencher os formulários. Bem, tudo deu certo depois, não se preocupe.

Boa sorte!

Katy disse...

Obrigada Jhon, já já estarei ai tbem.

Daniel disse...

Oi Katy,

Dei entrada no começo de junho e recebi apenas um "adesivo" com um número "rascunho". A Maura me falou também que eu receberia meu número definitivo em casa. Porém, amigos meus que deram entrada no começo do ano não receberam nada até agora! É uma pena o processo estar demorando tanto. A Maura te deu algum motivo para tanta demora?

Agora é esperar e torcer para que o processo volte ao tempo normal!!

Unknown disse...

O difícil minha cara é esperar agora!

Carol disse...

Katy, no guia disponivel no site do CIC consta que tds os docs que não estejam em francês ou ingles devem ser acompanhados por tradução juramentada. Você mandou todos sem tradução mesmo? Deu algum problema até agora? Obigada!!

Katy disse...

OI Carol,

Mandei sim.
A Maura olhou e disse que estava tudo ok.

Agora estou só esperando o meu numero....